segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Oficina

Diante do Sol de Si-Mesmo


Diante do Sol de Si-Mesmo – uma vivência oracular


Uma proposta de autoconhecimento, que parte da leitura do oráculo ioruba e, através da dança, do canto, das artes plásticas, de elementos teatrais – expressões criativas – propõe que vivenciemos os arquétipos do humano representados pelos Orixás.

Durante a vivência, a leitura do Oráculo será feita de forma individual e compartilhada em grupo.

"A sabedoria das narrativas antigas sobre a origem do mundo e dos homens, as maneiras através das quais protagonizamos a história de nossa espécie estão reveladas nos mitos. Eles trazem, nas malhas de sua rede, a vida em todos os seus acontecimentos. De origens diversas, provocam associações conscientes ou inconscientes que – dependendo do universo das vivências humanas – traduzem um significado" (Ana Zanelli, em 'A Poética dos Deuses – Oráculo Yorubá').



Nossa oficina destina-se a qualquer pessoa que esteja buscando conhecer-se. Quando nos damos ao (re)-conhecimento do nosso “mito pessoal”, criamos a possibilidade de instaurar o equilíbrio e, conseqüentemente, a saúde em todos os âmbitos do Ser. .

Sensibilização.

Contextualização.

Mobilização.

Desenvolvimento dos temas específicos:

Diálogo com a força interior – afeto – missão no mundo: transformação e equilíbrio.

Troca de Experiências.


monicavaleria6@gmail.com; nilson_nunes@hotmail.com

Mônica Valéria Silva de Queiroz Vargas – Mônica Valéria Iaromila – Arteterapeuta AARJ 213, Bacharelanda em Psicologia, Bacharel, Licenciada e Mestre em História pela UERJ, tendo estudado a autobiografia de Olaudah Equiano (1745-1797), estuda a temática Cultura e Religiosidade desde 1990, tendo especial interesse pela história e cultura afro-brasileira e africana. Arteterapeuta e Educadora, atua em ambientes públicos e privados como facilitadora de oficinas desde 2004.

Nilson Nunes é ator e diretor de Teatro. Estudioso da Cultura Yorubá, desde 1985. Em 1990 e 1991, apresentou – em Campinas – na TV SBT, no programa “Jornal da Gente” – o quadro “Magia do Esoterismo”, em que atendia ao vivo aqueles que o solicitavam. De lá para cá, vem ministrando cursos e workshops sobre o Oráculo Yorubá em diversos estados do Brasil. Reside no Rio de Janeiro, desde 1992, onde dá consultas e realiza cursos para os que desejam aprender a usar o Oráculo terapeuticamente.
Postado por Mônica Valéria Iaromila às 07:04 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário