sábado, 4 de novembro de 2017




Estamos contruindo juntas um círculo de troca de saberes entre mulheres, uma roda de acolhimento, criações e movimentos. O fio condutor é o livro "Mulheres que Correm com os Lobos", de Clarissa Pinkola, e, além disso, serão ferramentas: técnicas corporais, expressivas e vivenciais em processo dialógico e de produção de conhecimento. Tudo isso com a intenção de compartilhar experiências e nos conectar com nossas estruturas mais profundas, nossas bases.
Há intenção de que as mulheres de nossa roda criem um fluxo de expansão e retroalimentação desses saberes e também façam novas rodas posteriormente se assim desejarem, forjando assim novos espaços de acolhimento força e troca.
Dia 6 de dezembro de 2017, esse trabalho ganhou vida. E foi ao lado de mulheres de diferentes pertenças, cada uma com suas ricas experiências, que demos início ao projeto “Mulheres Lobas – Compartilhando Saberes” . Foi com leveza, simplicidade e com as palavras “transição e gratidão” pairando sobre nós e trazendo alguma esperança sobre o futuro.

E que sejamos nós a mudança que queremos para o mundo.
Há dois grupos: um que começou em fevereiro de 2017 & um que começa em novembro de 2017. Sempre às terças-feiras, 19h30, na Glória.
Edjane Rocha - Jane Rocha - Pedagoga e Psicóloga (CRP 05/43/777), mestre em Psicologia e Especializanda em Terapia Através do Movimento.
Fabiane de Souza Vieira - Nany Vieira - psicóloga, especialista em Clínica Psicanalítica, pesquisadora na área de Relações Raciais, de Gênero, Laicidade e Liberdade Religiosa.
Mônica Valéria, Arteterapeuta, terapeuta corporal em análise psico-orgânica, reikiana, pratica leitura oracular; conhece a eficácia da aromaterapia.
O espaço acolhe o nosso trabalho é de Júlia Neves musicoterapeuta, terapeuta corporal em análsie psico-organica e arteterapeuta.






Novembro e Dezembro

Curso Introdutório ao SoulCollage(r)
Ao longo do ano de 2018 farei alguns introdutórios a esta maravilhosa técnica criada por Seena Frost; e farei várias oficinas temáticas. Aguardem!


terça-feira, 31 de outubro de 2017

Têmenos Arteterapia


Arteterapia é arte em movimento. Arteterapia é aprendizado do fazer artístico na vida. 
Arteterapia é reconhecida pelo CBO sob o número 2263-10.
A Arteterapia hoje tem atuação em várias áreas do saber e pode ser utilizada em vários ambientes profissionais – é missão e propósito do Têmenos apresentar esse leque de possibilidades: com crianças, adolescentes e adultos, jovens e idosos. Um caminho profissional dos mais enriquecedores e que pode auxiliar diversas áreas do conhecimento: saúde, educação, clínica, área social, recursos humanos etc.
Uma formação em Arteterapia é um processo. Nela, com o tempo apreenderemos o quanto a experiência da criação e expressão nos traz descobertas. Uma formação em Arteterapia é um novo mundo que se abre, com toda complexidade e maleabilidade de um momento de criação. Percebe-se, desde o primeiro passar de dedos pelas urdiduras, que este saber possibilita ser criador e criatura.

Venha viver essa experiência no Têmenos Arteterapia.

O Têmenos Arteterapia é reconhecido pela AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro), estando sob as normas da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia).
O nosso curso possui as disciplinas obrigatórias da UBAAT e oferecemos disciplinas e módulos nos quais abordaremos: corporeidade: dança-movimento-toque, artes cênicas, música e diversas atividades complementares em saúde, educação, cuidado e bem-estar.

Venha descobrir as possibilidades de um fazer artístico expressivo que cicatriza, que abre novos caminhos de si, que pode inclusive curar feridas há muito guardadas e impeditivas de crescimento e de reais deslocamentos.
Oferecemos discussões teóricas sobre os contos de fadas, sobre história da arte, sobre mitologia e rito e os fundamentos do ofício arteterapêutico.
Ponderamos sobre a importância do afeto e vínculo nas relações e outros aportes teóricos e conceituais.

Um grupo de arteterapia é também um grupo na qual a arte e a arte de ser se constroem. A arteterapia se mostra um possibilitar e uma possibilidade constante
Passamos a olhar o brincar e o praticar de forma completamente diferenciada e inteiramente singular. A arte é uma oportunidade da pessoa encontrar-se porque nos solicita inteireza.

Então este é nosso convite!

Venha participar de nossa Formação em Arteterapia.

Para maiores informações: temenos.arteterapia@gmail.com